Imagem capa - Brincadeiras nas festas de aniversário infantil por Micheli Ribas
brincadeirasbrincadeiras de festas de aniversáriofotografia de aniversário infantilaniversario infantilaniversario

Brincadeiras nas festas de aniversário infantil



Não tem como pensar em festa infantil e esquecer da diversão! A criançada tem mais é de brincar e muito nos aniversários.


Para você que está planejando uma festa infantil em casa, em um salão de festas de condomínio ou similar e não em um buffet, aí vai algumas ideias de brincadeiras para fazer com as crianças. Eu particularmente adoro!


A primeira coisa que todo mundo pensa é logo alugar uma cama elástica, piscina de bolinhas ou brinquedo inflável – dependendo da idade das crianças e interesses. Nada impede de ir por esse caminho, as crianças curtem, assim como se tiver um playground disponível. Mas eu queria dar outras ideias, algumas com custo muito baixo e que são sucesso com a garotada.


1. Mesinha com cadeiras, papel em branco e com desenhos para colorir, giz ou lápis de cor, sempre funciona. Não tem festa que um cantinho de desenhar fique ocioso, as crianças de todas as idades adoram. Se tiver crianças muito pequenas, fique atento ou evite itens que possam ser engolidos.


2. Nesse cantinho do desenho também dá para pensar em massinha de modelar. Nesse caso, dependendo da idade, melhor deixar fechado e guardado e entregar as massinhas em um determinado horário, com supervisão de um adulto.


3. Rolo de papel craft aberto no chão, grudado na calçada com fita crepe. Par completar a atividade, pincéis e tintas guache. Sim, vai sujar a roupa, as mãos, vai sujar o chão... Aproveite para curtir a brincadeira junto com as crianças. Será inesquecível!


4. Giz e pedrinhas, combinação perfeita para desenhar e implantar uma amarelinha se você tem uma calçada onde pode riscar.


5. Corda, elástico e bambolês. Brinquedos simples e antigos, basta ensinar quem não sabe como brincar e será muito legal! Adultos podem balançar as cordas, as meninas costumam gostar de cantar várias músicas nessa brincadeira.


6. Se tiver bebês, tapete de EVA, brinquedos de encaixe e próprios para a idade são uma boa pedida. Se tiver cavalinhos de borracha ou plástico, eles também costumam gostar.


7. Bolhas de sabão. Distribuir aquelas pequenas para todas as crianças ou mesmo providenciar um balde com sabão (receita: água, açúcar e detergente) e varetas próprias para super bolhas (feitas em casa ou compradas)... Gente, as crianças amam!!!


8. Caça ao tesouro. Esse requer que você esconda as pistas e tenha algo para ser o tesouro no final (moedas de chocolate, doces, mini brinquedinhos ou livros), não importa o que seja, apenas tenha algo que eles possam dividir entre eles. Costuma levar um tempo maior que boa parte das brincadeiras.


9. Se você curte material de artes, outra ideia é mexer com argila.


10. Oficina de cupcakes, mini pizza ou bijuterias. Providenciando os materiais, ingredientes e curtindo lidar com isso, são ótimas pedidas se você tem um grupo pequeno de convidados em casa (quando faz festas só para as crianças, por exemplo ou em uma festa do pijama).


11. Pra quem curte, brincadeiras como lenço atrás, esconde-esconde, dança das cadeiras, não saem de moda. Lembrei também que jogar Alerta também é bem legal!


12. Jogos como Twister podem ser bem úteis!


Se você não tem pique pessoalmente de brincar ou se quer uma ajuda... Uma coisa que já fiz e deu muito certo, foi contratar uma equipe de recreação. Com brincadeiras variadas e adequadas à faixa etária das crianças, dá para colocá-las para gastar muita energia, trabalhar em equipe e dar muitas risadas! O bom dessa modalidade é que os pais ficam tranquilos enquanto as crianças se divertem. Algumas equipes tem formação em educação física e, com isso, colocam a garotada pra correr literalmente (sou super fã dessa modalidade)... Outras oferecem além disso as oficinas que citei acima, camarim de pintura, cabelo maluco, escultura de balões...


Nas festas da minha filha algumas vezes fizemos as brincadeiras nós mesmos (todas as ideias que comentei nós já testamos e aprovamos), já alugamos brinquedos e chamamos equipe de recreação. Seja qual for a sua escolha, minha recomendação é: não abra mão das brincadeiras! E do registro, já que depois da festa, o que fica são as fotografias.


Não esquece de contar pra gente a sua experiência!


Um beijo e até a próxima!

Mi





P.S.  Nas imagens acima, recreações promovidas pelo Tio Jack, pela Unidanitê e pela Pipoca da Alegria.

P.S. 2 As empresas que citamos aqui apenas ilustram o nosso texto. Este não é um post patrocinado.